domingo, 17 de junho de 2012

Regulamento do I Concurso de Redações

Regulamento:

1 - A redação deve ser entregue no período de 14 a 22 de junho de 2012, no horário escolar.

2 - Cada aluno da EE Profª Benê T. F. A. Gurgel, matriculado em 2012, poderá concorrer com apenas uma redação.

3 - O tema da redação é “Chega de Bullying: Não fique calado”, e deve versar sobre ações escolares para uma cultura de Paz.

4 - O trabalho apresentado deve conter os seguintes dados: nome completo do aluno; série em 2012; data de nascimento; tema da redação; título da redação; redação. O trabalho deve ser formatado conforme o Item 5 deste Regulamento.

5 - A Redação, entregue conforme o Item 1 deste Regulamento, deve ser formatada na seguinte conformidade: escrita a mão, a caneta (tinta azul ou preta); em folha dupla de papel almaço pautado. Na primeira folha de papel almaço, deve conter os dados de identificação do aluno (nome completo do aluno; série em 2012; data de nascimento; tema da redação) e na segunda folha deve conter o título da redação (a critério do aluno), e texto com, no mínimo 30 linhas e no máximo 40 linhas; a redação deve manter a Norma Culta e ser escrita em Língua Portuguesa; os vocábulos “Bullying” e “Cyberbullying” (além de outros neologismos) devem apresentar-se, sempre, entre aspas.

6 – No momento da entrega da Redação, o aluno deverá apresentar autorização dos responsáveis para utilização da imagem,obedecendo ao que está previsto nas Leis que resguardam os direitos das crianças e adolescentes (Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, Lei N.º 8.069/ 1990), dos idosos (Estatuto do Idoso, Lei N.° 10.741/2003) e das pessoas com deficiência (Decreto Nº 3.298/1999, alterado pelo Decreto Nº 5.296/2004). A referida autorização deve ser previamente retirada com o Professor Mediador (Profº Fabiano), mediante solicitação.

7 – A Premiação do concurso será a seguinte: para cada aluno vencedor de sua categoria, 1 livro de Literatura Infanto-Juvenil e Medalha de Honra ao Mérito. Serão quatro premiados no Ensino fundamental, sendo 1 aluno da 5ª série/6º,  1 aluno da ano 6ª série/7º ano, 1 aluno da 7ª série/8º ano, 1 aluno da 8ª série/9º ano; e três premiados no Ensino Médio, sendo 1 aluno da 1ª série, 1 aluno da 2ª série e 1 aluno da 3ª série. As redações vendedoras serão publicadas no Blog institucional da escola.

8 – A correção das Redações será realizada por três docentes da Unidade Escolar, da disciplina de Língua Portuguesa. Os critérios para a correção das Redação são os seguintes: pontuação máxima, na respectiva série, considerando os itens “Tema”, “Gênero”, “Coesão/Coerência”, “Registro”, na seguinte conformidade: 5ª série – Gênero “Relato de experiência pessoal vivida”; 6ª série – Gênero “Carta pessoal”; 7ª série – Gênero “Narrativa de aventura”; 8ª série – Gênero “Artigo de Opinião”; e Ensino Médio – Gênero “Artigo de Opinião (com proposição)”, atribuindo-se a pontuação mínima de 1 e máxima de 5 pontos para cada item do gênero avaliado, conforme critérios de correção para as redações do SARESP – Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo.

9 – Os vencedores serão notificados no dia 30 de junho de 2012, a partir das 15h00min, em cerimônia solene na Unidade Escolar. Os prêmios serão entregues no local, aos sete vencedores, na conformidade do Item 7.

10 – Os casos omissos e dúvidas quanto ao I Concurso de Redações serão dirimidos pela Coordenação do Concurso, composta pelo Professor Mediador Escolar e Comunitário, e por 2 professores de Língua Portuguesa da Unidade Escolar.



VEJA O MODELO OBRIGATÓRIO DE TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM E DEPOIMENTOS:



TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM E DEPOIMENTOS

Eu_____________________________________,CPF____________, RG________________, responsável pelo(a) aluno(a) ____________________________________________________, da ____ série ____ (2012), autorizo o uso de imagem e/ou depoimento do menor através de publicação de fotografia, filmagem e/ou depoimento, obtidos durante a execução do I Concurso de Redações “Chega de Bullying: Não fique calado”, sem fins lucrativos, em sites institucionais e em redes sociais, devidamente especificado o nome do concurso, e obedecendo ao que está previsto nas Leis que resguardam os direitos das crianças e adolescentes (Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, Lei N.º 8.069/ 1990), dos idosos (Estatuto do Idoso, Lei N.° 10.741/2003) e das pessoas com deficiência (Decreto Nº 3.298/1999, alterado pelo Decreto Nº 5.296/2004). Declaro ainda que autorizo a realização das fotos e/ou filmagens que se façam necessárias e/ou a colher o depoimento do aluno participante do I Concurso de Redações “Chega de Bullying: Não fique calado”, sem quaisquer ônus financeiros a nenhuma das partes envolvidas. Itu, ____ de junho de 2012.
__________________________________________ - Assinatura do Responsável

Um comentário:

  1. Parabéns pelo trabalho !!! Atitudes como esta é que fazem toda a diferença!!!

    ResponderExcluir